A Jordânia é uma monarquia constitucional, ou seja, o poder executivo é controlado pelo rei (Abdullah II) e pelo conselho de ministros. Mas ao contrário de países como a Inglaterra, aqui o rei tem poder. Ele assina e executa todas as leis, pode declarar guerras, controlar as forças armadas, etc. O rei também tem poder de veto, o qual pode ser anulado se a camara do deputados e o senado conseguir mais de 2/3 dos votos. Os deputados são os únicos eleitos pelo povo, o resto: governadores, senadores e ministros são escolhidos a dedo pelo rei.
| Hussein bin Talal na esquerda e Abdullah II na direita |
A Jordânia, comparada com países da região, até que goza de uma certa liberdade de expressão, você pode reclamar dos governadores, deputados, ministros, maaaaaaaaaaas jamais do rei hehehe. Certa vez perguntei pro pessoal do trabalho se as pessoas aqui realmente gostam do rei ou são obrigadas a gostar, primeiro eles fizeram uma cara de espanto, daí um arrumou coragem e falou que realmente algumas pessoas admiram o rei, mas outras nem tanto. Só que você não pode dizer que não gosta em público muito menos em jornais, pois corre o risco de ser preso.
![]() |
| Rania e o rei |
O rei Abdullah II bin al-Hussein subiu ao poder em 1999 depois que o pai Hussein bin Talal morreu de um tipo de cancer no sangue. Só que para o filho se tornar rei, tiveram que mudar uma regra no qual dizia que pra ser rei os pais devem ser jordanianos, mas acontece que o rei Hussein era casado com uma britânica, daí claro, pra um rei que tem o poder de dissolver o parlamento, mudar essa lei não seria problema algum. Ai de quem discordar.
Vossa majestade é casado com a rainha Rania, considerada umas das mulheres mais poderosas do mundo e umas das mais bonitas tambem. Dizem as más linguas que ela fez quilos de plástica pra ficar assim.
Procurando pelo amigo google encontrei alguns documentos que acusam o rei e alguns integrantes da familia real de apoiarem grupos mafiosos e de fazerem vista grossa para corrupção. Abusos aos direitos humanos também são relatados, como torturas, execuções, etc.
![]() |
| mega nerd |
Da pra dizer que ele é um rei nerd. É fã de ficção científica, mais precisamente de Jornada nas Estrelas. Até chegou a participar de um episódio da série como coadjuvante. Como todo bom nerd, ele tem grande interesse em internet e tecnologia da informação, tanto que são áreas que mais recebem apoio do governo.


Pois é Breno, já dizem por aí que só é feio quem não tem dinheiro para os retoques... Mas legal tuas viagens. Só não filma mais os quartéis do Hesbolah... No Brasil tá tudo Dilmais (bixice). O Serra vai palestrar na França e leva mijada da plateia. Tentou por a questão religiosa na eleição e se deu mal. E tu podia ter te rebatizado... É isto aí, abraços e aproveita bem.
ResponderExcluirHahaha! Esse serra eh uma piada mesmo. Acho que nao tem necessidade de rebastismo, um jah esta bom. Hehehe
ResponderExcluir