sábado, 25 de dezembro de 2010

Comida!!

Salam amiguinhos! Antes de mais nada, feliz natal aos meu milhões de leitores :P O bom de passar o natal em um país islâmico é que a mídia e o comércio não exploram muito a data, daí dá uma folga pra aquela encheção de saco.
Mas mudando de assunto. Nesse post vou falar um pouco de bóia jordaniana! No geral a comida jordaniana é boa e saudável, mas não ganha do sabor e da diversidade dos pratos brasilerios, fazer o que.
Comida tem uma importância muito grande na cultura jordaniana, na marioria dos vilarejos, refeições são eventos comunitarios que contam com a presença de todas as familias. A comida é usada também pra expressar a hospitalidade e a generosidade dos jordanianos.
Bom, vamos ao que interessa:

Falafel: bolinhos de grão-de-bico fritos. Geralmente se come com pão sírio e homus.  O homus é uma pasta feita também com grão-de-bico e pasta de gergelim. Esses pratos são bem comuns e bem baratos.

Homus
Falafel
Pão Sírio
Magluba: É um prato beduíno feito com arroz, vegetais e carne de galinha ou peixe. "Magluba" significa "de cabeça pra baixo" por que a panela é virada de cabeça pra baixo em um prato antes de ser servida.

Magluba 

Sharwma: É o "Xis" dessas bandas, só que mais saudável. É um sanduiche feito com fatias finas de carne e vegetais e servido em pão sírio. As fatias de carne são assadas em um espeto vertical.

Sharwma

Espeto vertical
Kanafi: Sobremesa que mistura queijo de cabra, mel e nozes.

knafeh
E por final, o prato mais famoso da Jordânia, mas que pra mim foi meio decepcionante. Todo mundo falava maravilhas do tal Mansaf, mas quando experimentei achei bom, e só.  O Mansaf é o simbolo da generosiade jordaniana e o nivel da generosidade é medido pela quantidade de carne de ovelha. Esse prato é servido em celebrações como casamentos e festas de formatura. É basicamente feito de arroz, carne e um tipo de iogurte salgado. Geralmente as pessoas comem com as mãos, fazendo bolas de arroz.

Mansaf gigante
 Claro que existem mais pratos, mas dei só uma pincelada nos principais. Espero que gostem!

2 comentários: